Tudo sobre Dieta Flexível

Se você chegou até aqui é porque está em busca de informações a respeito da dieta flexível. Então prepara o café e vem comigo. E leia até o fim que tem uma dica extra muito TOP!

A origem da palavra Dieta

Você sabia que a palavra DIETA é de origem grega e significa “MODO DE VIVER”?

Pois é, essa palavrinha que muitas vezes causa arrepios em quem escuta – por passar uma ideia de restrição e de fome – na verdade, nada mais é do que o tipo de alimentação que cada um de nós escolhe fazer e o quais alimentos escolhe ingerir. Ou seja, todos nós temos a nossa própria dieta. 

O relevante aqui é que cada pessoa deve encontrar uma dieta que seja sustentável e ao mesmo tempo saudável para si. Por isso, a dieta que funciona é aquela que você consegue fazer.

Conceito Flexível

Esse conceito lá na gringa é chamado de “If it fit your macros” (IIFYM),  o que em tradução livre significa “se couber nos seus macros”.  Essa estratégia alimentar leva em conta a quantidade de macronutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos e fibras) que uma pessoa pode ingerir por dia.

A dieta flexível assemelha-se muito a dieta dos pontos, com a diferença de que em vez de serem calculadas as calorias que podem ser ingeridas, são os macronutrientes e as fibras que são contabilizados.

Eu tenho um e-book (gratuito) que te ensina passo a passo a calcular os seus macronutrientes, calorias diárias, bem como ensina a forma correta de registrar os alimentos no app mais utilizado pelos adeptos dessa dieta: My Fitness Pal. Basta clicar aqui para baixar.

Como começar uma Dieta Flexível

Primeiro você deve calcular seus macronutrientes diários. Para isso, você vai entrar nesse site e completar com os seus dados como peso, altura, idade, quantidade de atividades físicas que realiza, entre outros.

O próprio site vai calcular a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e fibras que você deve ingerir por dia, de acordo com o seu objetivo: cutting (emagrecimento), manutenção ou bulking (ganho de massa).

Depois disso, você deverá começar a lançar suas refeições em um aplicativo de controle de calorias para mensurar se está atingindo a meta proposta para o seu objetivo.

Vantagens da Dieta Flexível

A grande vantagem da dieta flexível na busca de objetivos, especialmente de emagrecimento, é justamente a autonomia e flexibilidade nas escolhas alimentares. Ao contrário das dietas restritivas que são, justamente, as responsáveis pelo insucesso do planejamento alimentar no longo prazo, pois são insustentáveis.

É libertador saber que se estou afim de pizza, posso comê-la tranquilamente e sem culpa. No entanto, também deve-se ter noção de que viver de pizza não é saudável e poderá trazer repercussões negativas ao nosso corpo e à nossa saúde.

Há que se ter equilíbrio. E o conceito da dieta flexível está aí para ajudar a não subestimar nem superestimar o seu consumo calórico diário, facilitando assim a conquista dos objetivos, tanto de saúde quanto de estética.

ATENÇÃO A ESTE PONTO

Apesar da dieta flexível permitir essa liberdade alimentar é importante você ter noção que alimentação saudável vai muito além de contagem de macronutrientes e calorias.

Atente-se para esse exemplo: comparando caloricamente (trazendo para o conceito flexível) um brigadeiro e uma banana: um brigadeiro possui em média 80 kcal; uma banana caturra (aproximadamente 100g) possui em média 100 kcal. Pensando em macros e na autonomia que a dieta flexível permite quanto ao encaixe de alimentos na rotina, escolheria o brigadeiro. No entanto, se formos pensar em qualidade nutricional do alimento, sem sombra de dúvidas, a banana ganha. Dessa forma, quero que fique claro que apesar da autonomia de escolhas, é fundamental compreender a relevância da qualidade nutricional dos alimentos. 

Por isso, ressalto, a dica é sempre priorizar o equilíbrio.

E, para mim, equilíbrio entre saúde mental e física está na prática do famoso 80/20. Que nada mais é do que seguir uma alimentação saudável 80% do meu tempo e deixar aqueles 20% para simplesmente comer o que tenho vontade, não importando o que seja, mas claro, encaixando nos meus macros. Deu pra entender?  Qualquer coisa comenta aí, ou fala comigo lá pelo Instagram, que trocamos uma ideia.

Não esqueça dos micronutrientes

Se for seguir piamente o que preza a dieta flexível, não há uma exigência específica para consumo de determinados alimentos. Por isso, uma desvantagem muito citada em outros artigos é que os adeptos dessa dieta tem baixa ingestão de micronutrientes, justamente pelo fato da dieta não levar em conta a qualidade nutricional dos alimentos.

No entanto, ressalto aqui: o conceito da dieta flexível pode não levar em conta, mas você não pode esquecer! É fundamental não deixar de lado o consumo diário dos micronutrientes.

Eles são os essenciais para o bom funcionamento geral do organismo, atuando em vários processos metabólicos. Além disso, são responsáveis pela regulação do equilíbrio do organismo e o seu déficit pode provocar doenças ou disfunções.

Mas quem são os micronutrientes:

  • Vitaminas: lipossolúveis e hidrossolúveis;

Lipossolúveis: são transportadas e absorvidas por meio dos lipídios e armazenadas no tecido adiposo;

Hidrossolúveis: atuam no metabolismo energético, de carboidratos, lipídios e aminoácidos, na formação de neurotransmissores;

  • Minerais: dividem-se em macrominerais e oligoelementos, e atuam na regulação óssea, formação celular de energia, regulação de hormônios, entre outras funções.

Os micronutrientes, em especial os que possuem efeito antioxidantes, também podem amenizar os efeitos negativos do estresse oxidativo produzidos durante a prática de exercício. Dessa forma, atuam no combate aos radicais livres, substâncias  produzidos pelo corpo no processo de respiração.

Portanto, não ignore o consumo dos micronutrientes.

Dieta Flexível no Longo Prazo

O que já deve ter passado pela cabeça de muitos é: mas vou ter que passar a vida inteira pesando comida e contando calorias em aplicativo? A resposta é NÃO! 

Acredito que passar por essa experiência de pesar alimentos e saber qual o impacto disso na sua alimentação de modo geral, possibilita um enorme ganho de conhecimento a respeito dos alimentos que você costuma ingerir.  E observando e analisando esses dados é possível ter um controle muito maior, de modo que fica mais fácil de mensurar os resultados. Por isso, que a dieta flexível é tão utilizada pelas pessoas que buscam objetivos específicos, como emagrecimento e ganho de massa.

Tão logo esse entendimento esteja internalizado, o objetivo é deixar lado a pesagem e contagem de macros e passar a comer intuitivamente e com equilíbrio, visando a manutenção do peso. 

Dica Final

Queria compartilhar contigo onde eu onde eu aprendi ABSOLUTAMENTE TUDO sobre dieta flexível.

Foi através do Livro (E-Book) Dieta Flexível e Nutrição do Caio Bottura.

Nesse livro você aprende a:

  • TEORIA DO BALANÇO CALÓRICO: Como estimar suas necessidades energéticas diárias, dado o seu sexo, peso e frequência de treino.
  • QUANDO AJUSTAR A DIETA: Não dá para perder ou ganhar peso indefinidamente com a mesma dieta. Você vai ter que fazer ajustes à medida que progredir!
  • COMO AVALIAR SEU PROGRESSO: Ganhar e perder peso não é o mesmo que perder gordura e nem ganhar músculos. Saiba como estimar seus ganhos
  • COMO ESTIMAR SEUS MACROS: Macronutrientes são usados pelo nosso corpo para gerar energia e como “tijolos” para construir músculos entre outras coisas. Mas quanto de cada um você precisa ingerir para atingir seus objetivos?
  • ESTRATÉGIAS PARA O DIA-A-DIA: Manter uma dieta tem implicações sobre a vida social. Como conseguir “sobreviver”, quando todo mundo à sua volta está comendo descontroladamente?

Clique aqui para saber mais sobre o livro.

Quer começar agora? Baixe esse e-book gratuito com 10 receitas flexíveis: Clique aqui

Nesse e-book gratuito você vai encontrar 10 receitas flexíveis, equilibradas e super saudáveis para dar o primeiro passo e entrar de vez no mundo da alimentação saudável, fitness e flexível.

Siga Loca de Fome nas redes sociais:

  1. Facebook: Loca de Fome
  2. Instagram: Loca de Fome

Beijos, 

até a próxima.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *