Purê de abóbora cabotiá | dicas extras

Quer aprender a fazer esse delicioso purê de abóbora cabotiá? Continue lendo!

Se existe um ingrediente que eu amo de paixão, é esse: ABÓBORA CABOTIÁ. Versátil, encaixa em várias receitas tanto doces como salgadas, pode ser servida como purê, como caldinho, assada em fatias ou em cubos, grelhada, assada na churrasqueira, incluída em bolos, e por aí vai. E o melhor, é COMIDA DE VERDADE!

Segue o vídeo do passo a passo da receita.

Maaaaas, se tu é aquela pessoa que prefere a receita escrita, não vou ser ruim e te fazer assistir o vídeo (ainda mais esse que foi o primeiro do canal e confesso que dá uma vergonha alheia quando vejo (hehe) mas faz parte, não é mesmo?! Como diria meu excelentíssimo: isso é crescimento! E ele tem razão… mas voltando ao que interessa…)

Ingredientes:

  • 1 abóbora cabotiá;
  • 1 cebola;
  • 2 colheres de sopa de manteiga;
  • Água o quanto baste;
  • temperos à gosto (eu usei sal: noz moscada e páprica doce defumada).

Equipamentos úteis: MIXER! Mas nada que um garfo não resolva também. Faça com o que tem disponível, só não deixe de fazer.

Dica:

Antes de irmos pra receita, mais uma dica: se vc quiser saber mais e aprender como preparar marmitas low carb, de um jeito prático, rápido e saudável acesse esse link e baixe gratuitamente meu e-book. Nele vc vai encontrar todas receitas descritas passo a passo, com toda a informação nutricional de cada uma delas, lista de utensílios e lista de compras. Acesse aqui e baixe gratuitamente.

Como fazer:

  1. Vamos começar lavando MUITO BEM a abóbora.
  2. Então colocamo-na em um prato e levamos ao microondas por 8 a 10 min. A intenção aqui é pré-cozer, a fim de que ela amoleça e facilite nosso trabalho.
  3. Enquanto isso, vamos picando a cebola.
  4. Assim que a o microondas apitar (CUIDADO que ela vai estar bem quente) retire e deixe esfriar por uns minutos.
  5. Já resfriada, pegamos a abóbora, cortamos ao meio, limpamos as sementes (se, nesse momento, quiser lavar as sementes e levá-las ao forno pra tostar, fique à vontade. Eu confesso que já acho trabalhoso demais esse passo) e vamos retirando a casca com uma faca de “serrinha”.
  6. Depois de retirar toda a casca, é só picar a abóbora em cubos e jogá-la na panela, onde vai estar refogando a cebola na manteiga.
  7. Depois de colocar a abóbora na panela, vamos colocar, aproximadamente, uma xícara de água e tampá-la. Passados uns 10 min, destampamos, cravamos um garfo na abóbora pra ver a consistência, e assim ficamos olhando de tempos em tempos pra ver se já está no ponto (o ponto é quando ela já está se desmanchando – no vídeo dá pra ver bem) ou se precisa de mais água (a ideia é que ela não grude na panela).
  8. Então, depois que ela estiver bem cozida, praticamente se desmanchando, temperamos: eu usei sal, noz moscada e páprica doce defumada.
  9. E pra deixar ela com aquele aspecto “aveludado”, passamos o mixer.
  10. Pra finalizar, acrescentamos 1 colher de sopa de manteiga (aqui poderia ser leite de coco, requeijão, cream cheese, creme de leite… o céu é o limite) e está PRONTO! Agora é só comer.

Salve a receita:

Purê de abóbora cabotiá

Purê de abóbora low carb e saudável feita com a abóbora cozida
Prep Time10 minutes
Cook Time30 minutes
Total Time40 minutes
Course: Main Course, Side Dish
Cuisine: brasilian
Keyword: abobora
Servings: 4
Author: Carolinebb

Ingredients

  • 1 un abóbora cabotiá aprox. 1kg
  • 1 un cebola
  • 2 colheres de sopa manteiga
  • água o quanto baste
  • 1 colher de cha sal
  • 1 colher de chá páprica defumada
  • ¼ colher de chá noz moscada

Instructions

  • Vamos começar lavando MUITO BEM a abóbora;
  • Então colocamo-na em um prato e levamos ao microondas por 8 a 10 min. A intenção aqui é pré-cozer, a fim de que ela amoleça e facilite nosso trabalho;
  • Enquanto isso, vamos picando a cebola;
  • Assim que a o microondas apitar (CUIDADO que ela vai estar bem quente) retire e deixe esfriar por uns minutos;
  • Já resfriada, pegamos a abóbora, cortamos ao meio, limpamos as sementes (se, nesse momento, quiser lavar as sementes e levá-las ao forno pra tostar, fique à vontade. Eu confesso que já acho trabalhoso demais esse passo) e vamos retirando a casca com uma faca de “serrinha”;
  • Depois de retirar toda a casca, é só picar a abóbora em cubos e jogá-la na panela, onde vai estar refogando a cebola na manteiga;
  • Depois de colocar a abóbora na panela, vamos colocar, aproximadamente, uma xícara de água e tampá-la. Passados uns 10 min, destampamos, cravamos um garfo na abóbora pra ver a consistência, e assim ficamos olhando de tempos em tempos pra ver se já está no ponto (o ponto é quando ela já está se desmanchando – no vídeo dá pra ver bem) ou se precisa de mais água (a ideia é que ela não grude na panela);
  • Então, depois que ela estiver bem cozida, praticamente se desmanchando, temperamos: eu usei sal, noz moscada e páprica doce defumada;
  • E pra deixar ela com aquele aspecto “aveludado”, passamos o mixer;
  • Pra finalizar, acrescentamos 1 colher de sopa de manteiga (aqui poderia ser leite de coco, requeijão, cream cheese, creme de leite… o céu é o limite) e está PRONTO! Agora é só comer.

Notes

OBS1: Quanto a casca da abóbora: eu reaproveito COM TODA A CERTEZA, porque adoro fazê-la na airfryer (deixo 10min a 200º, mexo e coloco mais uns 5min. FAÇAM!) No forno também rola… Uns 40 min a 200º, mexendo na metade do tempo.

Observação:

Quanto a casca da abóbora: eu reaproveito COM TODA A CERTEZA, porque adoro fazê-la na airfryer (deixo 10min a 200º, mexo e coloco mais uns 5min. FAÇAM!) No forno também rola… Uns 40 min a 200º, mexendo na metade do tempo.

Dica:

Se a tua dificuldade é quanto ao planejamento das refeições do dia a dia, eu preparei um Cardápio-Guia Low Carb Para 7 Dias. É GRATUITO! Basta clicar aqui e acessar. Nesse material vc vai encontrar todo o suporte que precisa pra mergulhar de vez no mundo da alimentação saudável.

Clique aqui e baixe gratuitamente.

Se você ainda não é inscrito no meu canal do YouTube, aproveite para se inscrever clicando aqui. E não deixa de ficar de olho nas outras receitinhas do YouTube e aqui no blog.

Espero que tenham gostado do post! Qualquer dúvida, sugestão ou dica, deixe um comentário que responderei o mais breve possível.

Beijos e até a próxima semana.

Siga Loca de Fome nas redes sociais:

Facebook: Loca de Fome
Instagram: Loca de Fome

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating