Sobre Mim

Fico muito feliz pelo teu interesse na minha história. Continua lendo que podemos ter mais coisas em comum do que imaginamos! 

Bom, eu me chamo Caroline!

O início:

Tudo começou quando, aos 21 anos, fui diagnosticada com pré-diabetes (ou também chamada de hiperinsulinemia). Nesse momento iniciou a minha saga para resolver esse problema, de modo que esse foi o pontapé inicial pra desenvolver a minha paixão pela cozinha, por gastronomia, por comida de verdade, enfim, por um estilo de vida saudável.

Saúde em risco:

Coloquei a mão na consciência e percebi que minha alimentação teria que mudar, afinal, sempre me alimentava muito mal. Não comia frutas, verduras nem salada. Nem sequer provava! E, confesso, não era por falta de incentivo e exemplo, porque meus pais sempre se alimentaram bem. Era birra mesmo (adolescentes, né?!). O gatilho que me fez mudar radicalmente foi o choque de perceber o quanto aquilo estava colocando minha saúde em risco se continuasse daquele jeito. 

Primeira atitude:

Então, em um primeiro momento, fui para a internet buscar inspiração de receitas e dicas de alimentação saudável. Junto a isso, achei essencial buscar uma ajuda profissional, afinal eu não sabia nada de alimentação saudável. Passei por inúmeras nutricionistas e posso dizer que nessas várias consultas adquiri muito conhecimento sobre alimentação de forma geral. E assim, aos poucos fui me aprofundando nos assuntos que mais me chamavam atenção.

Um divisor de águas:

Em uma das minhas várias pesquisas na internet descobri o blog do Dr. Souto. Lá ele expõe todo o seu conhecimento acerca da alimentação low carb, saudável e baseada em comida de verdade. Absolutamente tudo, desde ideias de pratos/refeições, desmistificando a alimentação low carb, até artigos científicos esmiuçados em cada detalhe a respeito de colesterol, insulina, diabetes, jejum… Passei dias e dias ali, lendo e absorvendo todo o conhecimento que podia. Posso dizer que essa foi a sacudida de que eu precisava pra mudar de fato minha alimentação e partir para cozinha.

A rotina:

Cada vez mais fui me aprofundando no estilo de vida Low Carb e então comecei a aplicar em mim mesma. Aos poucos fui vendo resultados, sejam os estéticos, sejam os que apareceram nos meus exames. Consegui normalizar todas as minhas taxas. Isso foi uma conquista!

Não parei em nenhum momento de buscar conhecimento acerca desse assunto. Descobri pessoas maravilhosas na internet que me agregaram/agregam muito conhecimento até hoje.

A ideia de incentivar os outros:

E nessa busca incessante por uma alimentação mais saudável passei a ir para a cozinha frequentemente. Aos poucos fui descobrindo sabores, receitas e alimentos que não conhecia e nem fazia ideia de que podiam ser tão gostosos. Isso despertou em mim uma vontade de espalhar e compartilhar todas as minhas descobertas. Foi aí que nasceu o instagram da @locadefome.

Considerações:

Nessa trajetória percebi que a forma como nos alimentamos é cultural, ou seja, seguimos um padrão, o qual nos foi imposto, e tentar sair dessa “caixa” que estamos inseridos, muitas vezes, nos faz parecer loucos. Foi assim que me senti, algumas vezes, quando optava por não comer uma macarronada ou quando fazia um pratão de salada para o almoço. OBSERVAÇÃO: Por favor, não estou dizendo que comer massa é errado. Só estou mostrando que se não seguimos o padrão somos “mal vistos”.

O meu principal objetivo desde o início nunca será dizer que tal dieta é melhor ou que tal alimento faz milagres. Até porque isso não existe e quem o diz está sendo mau caráter. A minha proposta sempre foi e continuará sendo mostrar que é possível se alimentar de forma saudável, investindo em ingredientes de qualidade e ao mesmo tempo não esquecendo do sabor, das memórias afetivas, do “confort food”.

Conclusão:

Saibam que é possível manter um estilo de vida saudável unindo uma boa alimentação, que prioriza comida de verdade, focada no fazer, no “colocar a mão na massa”, unindo tudo isso a uma vida ativa, longe do sedentarismo, e eu estou aqui para te mostrar isso!

Comer, além de alimentar nosso corpo, alimenta nossa alma. Por isso, temos que nutrir nosso corpo com bons ingredientes e nutrir nossa alma com boas escolhas.