Cardápio Semanal: 3 ideias de refeição low carb.

A ideia deste post é mostrar a você aí do outro lado da tela como é possível manter uma alimentação saudável no dia a dia e ao mesmo tempo prática e deliciosa. Essas sugestões tem o intuito de inspirá-los a criar suas próprias refeições, com o que vocês tiverem à disposição em casa.

Mas, além disso, quero mencionar a importância de um planejamento antecipado das refeições. Eu, particularmente, sugiro um planejamento semanal, pois é mais fácil de planejar a lista de compras, pensar as refeições e diversificar.

Também é sempre interessante ter à disposição um banco de receitas que você e sua família gostam de consumir semanalmente, para dar uma ajuda para a criatividade.

Planejamento Semanal

Nesse post aqui eu dou todas as informações que você precisa saber para planejar um cardápio semanal de maneira eficiente e prática, de modo que venha a facilitar o seu dia a dia.

Quer algo pronto para dar o pontapé inicial na busca de uma alimentação saudável? Então baixe gratuitamente o Cardápio Semanal Low Carb Para 7 Dias que eu preparei justamente pra isso.

Bom, considerando que você já está com tudo a disposição, vamos começar a falar das ideias de refeições low carb, baratas e saudáveis.

Mas antes, já que falei de receitas baratas, se você quiser conferir mais 15 receitas low carb para serem feitas com menos de R$ 10,00 reais, acesse o link e baixe GRATUITAMENTE o e-book.

Quer algo mais completo? Baixe meu e-book de marmitas low carb e prepare as refeições da semana. Além de lista de compras o material ainda conta com informação nutricional de cada marmita. Baixe gratuitamente aqui.

O frango desfiado mais fácil e gostoso do mundo

A estrela principal das nossas refeições é o frango desfiado. E vou confessar: eu só vejo vantagens em fazer essa preparação, afinal além de ser uma proteína deliciosa para se consumir, ela é fácil de fazer, dá muito pouco trabalho, é super nutritiva e sacietógena.

Além disso, eu já falei da importância do consumo das proteínas lá no meu instagram. Confira a leitura aqui.

Pra diversificar e não enjoar, basta mudar o acompanhamento e muda-se todos o sabor de todo o prato.

Portanto, minha dica é: sempre tenha esse frango pronto à disposição, pode ser na geladeira, para ser consumido na semana, ou no congelador, para ter uma “carta na manga” sempre que ficar sem opção.

Além de todas as vantagens que falei acima, ele ainda pode compor diversos lanches, sendo adicionado em muffin, tortillas e sanduíches, por exemplo.

Vamos à receita:

Para o frango desfiado:

  • 1kg de peito de frango;
  • 1 colher de sopa de sal;
  • 1 colher de sopa de páprica defumada
  • 2 colheres de sopa de vinagrete desidratado;
  • Borrifadas de fumaça líquida

Modo de fazer: 

  1. Coloque os peitos de frango na panela de pressão ( quanto menor os pedaços de frango, mais desfiado ele ficará depois) – idealmente, corte o peito de frango em cubos grandes, de aproximadamente 3 cm.
  2. Adicione todos os temperos;
  3. Adicione 1 xícara de água;
  4. Tampe a panela e leve-a ao fogo médio. A partir do momento que pegar a pressão, conte 25 minutos;
  5. Assim que fechar o tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente;
  6. Abra a panela, retire o líquido, se ainda houver;
  7. Feche a panela e sacuda ligeiramente por 10 segundos. Repita o processo por 3 vezes.
  8. Abra a panela e seu frango estará completamente desfiado.

Depois de ter esse frango delicioso pronto, é só escolher o acompanhamento.

Acompanhamento saudáveis para sua refeição

Dentre as sugestões que eu preparei para esse post, estão a berinjela grelhada na frigideira, creme de brócolis e purê de abóbora.

Esses são acompanhamentos low carb, baratos e variados, os quais possibilitam um aporte nutricional bem vasto e diversificado às suas refeições.

Além desse delicioso frango desfiado, vamos para a primeira sugestão de acompanhamento:  Berinjela grelhada.

Pra isso precisaremos de uma berinjela (a qual faz uma porção) e sal para temperar a gosto.

Modo de fazer:

  1. Ligue uma frigideira para esquentar;
  2. Corte a berinjela em rodelas de aproximadamente um dedo de espessura;
  3. Unte a frigideira com um fio de azeite de oliva e disponha as rodelas de berinjela;
  4. Deixe por cinco minutos, em fogo baixo, vire-as e deixe mais cinco minutos.
  5. Retire e sirva.
Para a segunda dica de acompanhamento para o frango desfiado, eu sugiro um delicioso e quentinho  Creme de brócolis.

Eu já ensinei aqui, neste link, a fazer creme de couve-flor. O passo a passo é absolutamente o mesmo. Basta alterar a couve-flor por brócolis.

E digo mais, esse creme de brócolis no friozinho do inverno… hummm… delícia, hein!

Por fim, a terceira sugestão de acompanhamento é um Purê de abóbora super cremoso e saboroso.

Essa é outra receita que já ensinei aqui no site. Clica no link e siga o passo a passo que está descrito, que não tem erro.

Outra dica para a utilização desse acompanhamento delicioso é fazer em uma travessa grande, uma refeição para a família inteira, de escondidinho de abóbora com frango desfiado. Hummmm… mais outra receitinha de dar água na boca.

Montando os pratos

Para a primeira refeição deve-se ter também: folhas verdes (alface, rúcula…) já higienizadas e prontas para consumo. Além disso, um tomate picado e sal, pimenta e azeite de oliva.

Então comece a montagem do prato pela base de folhas, em um lado adicione o tomate fatiado em rodelas, no meio duas filas de berinjela e na outra ponta o frango desfiado. Sobre tudo adicione sal, pimenta e azeite de oliva. Eu ainda sugiro adicionar um pouco de Catchup Zero ou Mostarda Zero (é um gosto pessoal – se quiser, experimente, caso contrário, ignore essa dica).

Para a segunda refeição, em uma cumbuca adicione primeiro o creme de brócolis, então o frango desfiado e finalize com queijo ralada. Para aquecer, leve por um minuto a um minuto e meio ao microondas.

Para a terceira refeição, monte no prato uma cama de purê de abóbora, por cima adicione o frango desfiado e por último uma fatia de queijo mussarela. Aqueça no microondas por um minuto.

Dica: em todas as refeições faça o possível para adicionar folhas e vegetais crus. Eles possuem outros benefícios e complementam uma alimentação saudável.

Para ter sempre folhas limpas e higienizadas à disposição é ideal limpá-las e deixá-las prontas para consumo logo que chega do mercado. Faz todo esse processo uma vez só e depois não precisa se preocupar mais com isso ao longo da semana.

Para guardá-las de modo que não estraguem, elas tem de estar bem secas, sem umidade. Ou seja, você vai lavá-las e secá-las muito bem. Só então guarde-as em um pote intercalando as folhas verdes com guardanapos de papel (os quais vão ajudar a retirar a umidade que se cria, e consequentemente, conservá-las por mais tempo).

Se você precisar de uma ajuda selecionar os itens para as compras da semana, baixe gratuitamente minha Sugestão de Lista de Compras Low Carb. Clique aqui.

Além disso, se você quiser saber tudo sobre dieta low carb: o que é, como fazer, quais os benefícios, etc, leia esse post.

Fale comigo!

Fique à vontade para falar comigo nos comentários ou pelas minhas redes sociais:

Instagram @locadefome 

Facebook Loca de Fome

Youtube Loca de Fome

Sempre que precisar, estou à disposição.

Siga Loca de Fome nas redes sociais:

  1. Facebook: Loca de Fome
  2. Instagram: Loca de Fome

Beijos.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *